Sobre o Autor

(clique no título para retornar à página principal)

João Carlos Figueiredo – Fotógrafo

Comecei a fotografar na década de 1970, com uma câmera Yashica Minister D, 35 mm, que já não tenho mais. Registrei centenas de rolos de filmes, caminhando pelas ruas paulistanas, observando o ser humano em sua solidão e amargura. Percebi, aos poucos, que as lentes segregam um instante quase imperceptível da vida, e eternizam a mágica e o encantamento que sequer percebemos no existir.

Percorri lugares belíssimos, acreditando que meu destino seria fotografar a Natureza. Visitei Parques Nacionais e paisagens selvagens e rudes; penetrei nos recônditos das cavernas e na profundeza das águas do mar; naveguei por rios, solitariamente, buscando captar a essência da alma humana em povoados, vilas e aldeias. Registrei dezenas de milhares de cenas e as eternizei em meu olhar de fotógrafo.

Mas minha vocação permanecia latente, despercebida, profundamente adormecida em meu ser. Um dia, ela despertou e se manifestou arrebatadora e nítida: queria retratar a mulher – criança, jovem, adulta, madura, idosa, em sua beleza transformada pelos anos e pelas vivências. Agora, lanço-me em direção a esse destino, certo que ter encontrado meu caminho, que pretendo compartilhar com vocês!